Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Empresa americana diz que pagou propina a FAB e ex-governador de RR

Dallas Airmotive fez um acordo com a Justiça dos EUA admitindo crime.
FAB e José de Anchieta Júnior disseram que ainda vão apurar informação.

Do G1, em São Paulo
 
 
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (10) que a empresa Dallas Airmotive fez um acordo judicial admitindo que pagou propina a autoridades brasileiras. A empresa pagará US$ 14 milhões de sanção penal por descumprir a lei americana de práticas contra a corrupção no exterior.
Segundo o comunicado, a empresa disse à Justiça americana que, entre 2008 e 2011, subornou funcionários da Força Aérea Brasileira (FAB) e do gabinete do Governo do Estado de Roraima – o governador nesse período era José de Anchieta Júnior (PSDB).
Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, entre os mecanismos usados pela Dallas Airmotive para o pagamento da propina estavam acordos com empresas de fachada, pagamentos a terceiros que repassariam o dinheiro aos subornados e fornecimento de bens de valor, como pagamento de férias.
FAB e José de Anchieta Júnior
"Não vou declarar nada, porque vou me inteirar da notícia primeiro. Eu vou não me declarar enquanto eu não apurar isso direito. Eu não tenho conhecimento, não me lembro. Vou apurar isso aí. Vou me inteirar disso e só me pronuncio depois", disse por telefone José de Anchieta Júnior ao ser procurado pelo G1.
A FAB informou ter tomado conhecimento do caso no fim da tarde desta quinta-feira (11). De acordo com a assessoria de imprensa, o caso está sendo apurado e a Aeronáutica não deverá se pronunciar até ter mais detalhes sobre a denúncia.
Em nota, um porta-voz da empresa Dallas Airmotive disse que a ética e a governança são valores da empresa e atribuiu as irregularidades a empregados terceirizados e funcionários que atuavam na América do Sul no período investigado – e que não formam mais parte dos quadros da empresa.
Também informa que foi trocada a chefia de operações da empresa na América do Sul e que o Departamento de Justiça americano reconheceu a cooperação da Dallas Airmotive com as investigações e as melhorias em programas de governança e controle, e no compromisso da empresa para futuros aprimoramentos. A empresa trabalha com serviços de manutenção de motores de aeronaves.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário